Início Ação Indígenas realizam protesto contra o Marco Temporal na Praça Thomé de Souza

Indígenas realizam protesto contra o Marco Temporal na Praça Thomé de Souza

Foto: Reprodução

Indígenas realizaram nesta quarta-feira (07), um protesto na Praça Thomé de Souza, em Salvador, contra o Marco Temporal. A ação de hoje que ocorrem em todo o país, foi convocada por 74 coletivos, movimentos populares e partidos políticos.

O Projeto de Lei (PL) 490/2007, estabelece que os povos originários só possa reivindicar as terras que ocupam quando a Constituição de 1988 foi promulgada, acabou sendo aprovada semana passa pela Câmera de Deputados.

“Estamos lutando em defesa do nosso povo, da nossa cultura e da nossa ancestralidade. Não podemos aceitar o genocídio dos povos indígenas. É um processo secular que persiste desde a invasão do colonizador”, afirma a líder Jacarandá.

Durante o ato, os manifestantes pontuaram a necessidade de construir uma ampla unidade de todos os movimentos que estão contra o Marco Temporal. “É hora de unir todas e todos que estão contra este brutal ataque aos povos indígenas. Está é uma luta de todos nós, não apenas dos povos originários”, ressaltou Jailson Laje, representante da Central Sindical e Popular (CSP).

Os movimentos pretendem realizar uma nova reunião para avaliar o protesto de hoje. Nela, eles irão criar o Dia Nacional Unificado de Luta contra o Marco Temporal, que está marcado para o próximo dia 13.

Compartilhe agora: