Início Destaques Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos avisa: “vai ter sim...

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos avisa: “vai ter sim FESTA DE SANTA BÁRBARA NO PELOURINHO”

Após decreto, festa em homenagem à Santa Bárbara não será realizada - Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros não vai realizar o caruru, mas a programação religiosa está mantida.


Os festejos em homenagem à Santa Bárbara já começaram em Salvador. O tríduo, realizado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, começou no dia 30 de novembro e segue até o dia 3 de dezembro, sempre às 18 horas.

Neste ano, excepcionalmente, não haverá missa no dia 2 de dezembro (sexta-feira) por causa da partida da Seleção Brasileira no mundial de futebol da Fifa.
No dia 4 de dezembro, data principal, dedicada à santa pelo calendário litúrgico do Vaticano, a solene festa terá programação a partir de 5 horas da manhã com uma alvorada. Às 6 horas, haverá repique dos sinos da Igreja do Rosário dos Pretos. Às 8 horas, uma missa campal será realizada no Largo do Pelourinho. Em seguida, a procissão ganha as ruas do Centro Histórico de Salvador. O evento é aberto ao público.


A devoção à Santa Bárbara na Bahia data de meados do século XVII. A festa era, inicialmente, realizada na Cidade Baixa, no Comércio. Segundo pesquisas do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, do período de registro da festa como patrimônio imaterial do Estado, há pouco mais de cem anos é que passou a ser realizada na região do Pelourinho e Av. J. J. Seabra.

Desde os anos de 1980, a Igreja do Rosário dos Pretos, que já realizava missas no 4 de dezembro, passou a abrigar uma antiga imagem de Bárbara, doada por comerciantes do mercado que leva o nome da santa. Em 4 de dezembro de 2004, foi aberto o processo de registro da festa e, em 2008, foi dado parecer favorável ao pedido, então a manifestação religiosa entrou para a lista de patrimônios imateriais da Bahia. Por ser uma santa popular, é possível encontrar, em Salvador, diferentes homenagens à mártir católica, como no bairro Liberdade.


É também em 4 de dezembro que as comunidades de religiões de matriz africana comemoraram o dia de Oiá e Iansã. Em respeito ao processo histórico de formação de nosso povo, as diferentes leituras do sagrado se reúnem no Pelourinho.

Informações
Igreja do Rosário dos Pretos: (71) 9 8452-9415
William Justo – 1º secretário da Irmandade da Igreja do Rosário dos Pretos: (71) 9 8536-4450

Compartilhe agora: