Início Bahia Guia detalha atrações, esquemas de segurança e transportes para curtir o carnaval...

Guia detalha atrações, esquemas de segurança e transportes para curtir o carnaval de Salvador; confira

Salvador Notícia: Foto/Divulgação

Após dois anos de saudades, o carnaval está de volta. A folia volta a acontecer em Salvador a partir desta quinta-feira (16) e durante os seis dias, a cidade vai respirar a festa, que acontece em três circuitos, além de palcos alternativos espalhados em outros bairros. Dá para curtir pipoca, dançar a música do ano e relembrar os sucessos de outras décadas.

A festa oficializada desde 1884, pretende ser a maior de todos os tempos neste ano. Milhões de baianos e turistas são esperados nas ruas de Salvador, tanto nos camarotes como nas pipocas.

As festas de pré-carnaval, como o Fuzuê, Furdunço e Pipoco, que aconteceram na orla da Barra-Ondina, no sábado (11), domingo (12) e terça-feira (14), deram um gostinho do que será a comemoração.

Com tanta gente nas ruas, é importante se programar para não perder o trio do artista favorito ou até mesmo passar perrengue na hora de voltar para casa.

Circuitos do Carnaval
Os três circuitos mais conhecidos são: Dodô, na orla da Barra-Ondina, onde ficam os maiores camarotes da folia; o Osmar, no Campo Grande, que é o circuito mais tradicional da festa; e o Batatinha, no Pelourinho, conhecido por ter mais artistas alternativos. Apesar disso, existem outras possbilidades para curtir a festa. Confira:

  • Dodô (Barra/Ondina): O circuito Dodô sai do Farol da Barra, em direção à praia de Ondina, uma distância de 4,5 km, em um percurso de cerca de 5h. Por lá se encontram os maiores camarotes e a maioria das atrações.
  • Osmar (Campo Grande): O circuito Osmar ia do Campo Grande ao Campo Grande, descendo pela Avenida Sete de Setembro e subindo a Avenida Carlos Gomes. Em 2009, o Conselho do Carnaval alterou o percurso, que agora termina na praça Castro Alves. São 4 km de distância, que também são feitos em cerca de 5h. É o circuito mais tradicional do carnaval de Salvador.
  • Batatinha (Pelourinho): O circuito Batatinha acontece nas ruas do Pelourinho, sem um trajeto de início e fim. É o circuito mais “família” do carnaval de Salvador, indicado principalmente para crianças. Por lá rolam concursos e as principais atrações são as marchinhas e fanfarras, que remetem ao carnaval antigo.
  • Sérgio Bezerra (Barra): O Sérgio Bezerra entrou na programação do carnaval em 2013, como circuito do desfile do Habeas Copos. O percurso sai da Rua Marques de Leão em direção ao Farol da Barra, seguindo pelas ruas Miguel Burnier e Airosa Galvão, passando pela Avenida Oceânica.
  • Contrafluxo (Praça Castro Alves): O circuito Contrafluxo é realizado nas imediações da Praça Castro Alves, entre o final da Avenida Sete de Setembro e o início da Avenida Carlos Gomes. Assim como o Batatinha, é um circuito sem um trajeto de início e fim.
  • Mestre Bimba: É realizado no bairro do Nordeste de Amaralina, bem distante dos circuitos centrais da folia. Foi criado em 2012 e conta com dezenas de 40 blocos locais, que desfilam pelas ruas do Nordeste de Amaralina.
  • Riachão: É o percurso da tradicional Mudança do Garcia, que vai do bairro do Garcia até o Campo Grande. Apesar da Mudança do Garcia ter iniciado lá em 1959, o nome do circuito só foi oficializado em 2015, em homenagem ao artista que é cria do bairro.

Trânsito
Durante o carnaval, o trânsito de Salvador muda bastante. Na região dos circuitos, apenas moradores são permitidos de entrar e sair dos bairros com os seus veículos. Por isso, antes de sair de casa, é importante se atentar às barreiras e ao sentido das ruas. Além disso, é importante ficar atento aos locais que o estacionamento de carros é permitido, para evitar multas e reboques.

Transportes
Até os pontos de ônibus têm alteração durante a festa. Além disso, alguns pontos estratégicos do circuito são organizados para o embarque e desembarque de motoristas por aplicativo, táxis e mototáxis.

Para os que moram mais longe e querem chegar e sair sem perrengue, gastando um valor razoável, é possível chegar e sair da folia com o Expresso Carnaval. Os ônibus têm ar-condicionado, saem de diversos pontos da cidade e cobram R$ 15 por trecho (ida e volta).

Festas de bairros
Para quem quer conhecer carnavais diferentes na mesma cidade, vale a pena participar das festas do circuito Mestre Bimba, no Nordeste de Amaralina, além dos shows que acontecem nos bairros do Liberdade, Periperi, Pau da Lima, Plataforma, Boca do Rio, Itapuã, Cajazeiras e Rio Vermelho. Além de ser uma folia diferente dos circuitos tradicionais, todas elas são “0800”, ou seja, de graça.

Saúde
Quem é baiano já sabe, mas é sempre bom lembrar: carnaval é sinônimo de calor, ainda mais quando está todo mundo coladinho, pulando atrás do trio. Por isso, é importante reforçar a hidratação com água e passar bastante protetor solar enquanto curte a folia.

Em caso de desmaios ou machucados, por exemplo, procure as unidades de saúde, que estão localizadas em diversos pontos dos circuitos. Além disso, o corpo de bombeiros faz o patrulhamento da região e pode ser acionado nesses casos.

Policiamento

Centenas de polícias civis e militares estarão presentes durante os dias da folia tanto nos postos, como no patrulhamento nos circuitos. Porém, para facilitar o contato com o folião, a Polícia Civil também estará presente no Whatsapp, através do policial virtual Paulo César.

Com o contato, através do número (71) 99973-7729, será possível tirar dúvidas sobre como registrar ocorrências e procurar o posto policial mais próximo.

Shoppings e órgãos municipais
Se for deixar para resolver alguma burocracia ou comprar algum adereço durante a folia, se ligue no horário de funcionamento dos órgãos municipais e dos shoppings. Alguns deles ficam na região dos circuitos e terão os horários de funcionamento alterados por causa disso. O g1 listou o que abre e o que fecha durante o carnaval.

Compartilhe agora: