Início Carnaval 2020 Governo terá mais de 200 atrações e homenagem aos 70 anos do...

Governo terá mais de 200 atrações e homenagem aos 70 anos do trio elétrico

O Governador Rui Costa apresentou na tarde desta quinta-feira(13), em cerimônia no Teatro Castro Alves, em Salvador, a programação do Estado para o Carnaval 2020. Que vai homenagear os 70 anos de criação do trio elétrico pelos mestres Dodô e Osmar, entre os artistas que farão a alegria dos foliões-pipoca estão nomes como Bell Marques, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Saulo, Léo Santana e Anitta, além das bandas Baiana System, Parangolé e Psirico. A animação também está garantida no Centro Histórico, com shows nas praças Quincas Berro D’Água, Tereza Batista, Pedro Archanjo e no palco montado no Largo do Pelourinho. A programação completa pode ser conferida neste link.

Somente na capital baiana, serão mais de 200 atrações contratadas ou que contam com patrocínio do Estado. Tem ainda os blocos e trios que devem ser patrocinados pela Bahiagás. No interior, o governo está apoiando a realização do Carnaval em 32 cidades de diferentes regiões, a exemplo de Belmonte, Correntina, Lauro de Freitas, Juazeiro, Itabuna e Rio de Contas.

FOTO: ALMIR SANTANA – HOMENAGEM AOS 70 ANOS DO TRIO ELÉTRICO

Como nos anos anteriores, o governo está investindo ainda em uma ampla estrutura de serviços em áreas como saúde, turismo, direitos humanos e, especialmente, segurança. Cerca de 27 mil policiais vão atuar na capital e no interior com o reforço da utilização do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O sistema vai contar com 300 câmeras monitorando os três circuitos oficiais, acompanhadas 24 horas por equipes no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP. No total, a secretaria está investindo cerca de R$ 45,5 milhões na estrutura de segurança da festa.

Festa no Pelourinho

Com o tema ’70 Anos do Trio Elétrico’, o Carnaval da Bahia traz uma justa homenagem à revolução que Dodô e Osmar provocaram na folia. No palco do Carnaval do Pelô, em noite de abertura, os Irmãos Macêdo – Armandinho, Betinho, Aroldo e André – herdeiros de Osmar e mantenedores desta história, vão trazer um repertório que se mescla a fatos históricos da folia baiana. A abertura será sexta-feira (21), às 20h, no Largo do Pelourinho, palco principal da festa no Centro Histórico (Circuito Batatinha).

Durante cinco dias de folia, o Carnaval do Pelô promove encontros no palco principal, reunindo gerações e nomes que à primeira vista podem parecer contrastar, porém no palco demonstram integração e sintonia. Os largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água unem as diferentes tribos, com uma grande diversidade de ritmos e atrações. Para completar a festa, vibrando com as comemorações dos 70 Anos do Trio Elétrico, o folião pipoca vai atrás dos microtrios e nanotrios que encantam com criatividade e os sons dos diversos carnavais.

Também tem opção para a criançada no Largo Pedro Archanjo, de sábado a terça-feira, sempre às 15h30, com os bailes infantis, que serão comandados por CadeiraDeBrin, Grupo Pé de Lata, Gatos Multicores e PUMM – Por um Mundo Melhor.

Carnaval Ouro Negro

O Governo do Estado segue fortalecendo o Carnaval dos blocos de matrizes africanas através do edital Carnaval Ouro Negro, que completa 13 anos estimulando a participação de agremiações oriundas das diversas comunidades de Salvador, que tem na folia o ápice para as atividades sociais que são desenvolvidas ao longo do ano. Indumentárias, toques percussivos, danças, performances e cantos fazem parte dos espetáculos, que trazem em si a força da ancestralidade e da tradição. Quarenta blocos, das categorias afro, afoxé, samba e reggae desfilam este ano com o apoio.

Dentre outras agremiações contempladas pelo Carnaval Ouro Negro em 2020 estão o Afoxé Filhos de Gandhy, blocos Alerta Geral, Alvorada, Olodum, Cortejo Afro, Muzenza, Laroyê Arriba, Quero Ver o Momo, Blocão da Liberdade, Tambores e Cores, Bloco da Saudade, Gera Dois e Mutantes, e ainda Reggae O Bloco e o Ska Reggae.

Reconhecimento Facial

O sistema de Reconhecimento Facial da SSP será ampliado no Carnaval de Salvador. As câmeras estarão espalhadas em pontos estratégicos dos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Centro) e Batatinha (Centro Histórico). A ferramenta será empregada também em pontos de entrada e saída, além de estações de transporte público.

Desde que foi implantada, em dezembro de 2018, a ferramenta tecnológica auxiliou nas prisões de 133 foragidos da Justiça pelos crimes de homicídio, estupro, tráfico de drogas, roubo e furto. Ainda no quesito tecnológico, serão 300 câmeras monitorando os três circuitos oficiais, acompanhadas 24h por equipes no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Dez drones do Grupamento Aéreo (Graer) também enviarão imagens em tempo real para o COI.O esquema de policiamento vai contar com 27 mil policiais e o detalhamento será divulgado, durante a coletiva da SSP, na segunda-feira (17).

Respeita as Mina

A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM-BA) vai realizar, pelo quarto ano consecutivo, a campanha de enfrentamento às várias formas de violência contra as mulheres na maior festa popular da Bahia. As ações ocorrem nos portais de entrada de foliões nos principais circuitos da folia, nos blocos, camarotes e pontos receptivos (Rodoviária, Terminal de São Joaquim, Porto e Aeroporto de Salvador).

Serão distribuídos materiais informativos com orientações de como proceder em caso de violência, onde denunciar ou buscar ajuda. A Unidade Móvel da SPM-BA ficará instalada na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, para orientações às mulheres em situação de violência e também sensibilização dos foliões que passam pelo local.

O ‘Trio Respeita As Mina’ se consolidou como uma das principais atrações da campanha na luta contra o machismo e pela igualdade de gênero. Pelo segundo ano, o trio levará para a folia as Aya Bass: Larissa Luz, Luedji Luna e Xênia França, três mulheres de destaque da nova música baiana, com trabalhos de repercussão nacional e internacional. O trio deverá sair no sábado de Carnaval, no circuito Barra, em horário a ser definido.

Uma das novidades da SPM-BA para a folia é a Casa Respeita as Mina Verão, um espaço que abrirá no dia 19, às 17h, e vai funcionar até o fim de março durante as comemorações do Março Mulher. A Casa funcionará no antigo prédio do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), na Rua das Laranjeiras, 31, no Terreiro de Jesus. No local serão realizadas conferências e debates, pocket shows e performances, oficinas para o público feminino, lançamento de livros, gravação de programas, entre outras atrações.

Compartilhe agora: