Início BRASIL Governo Lula pretende revogar implementação do novo ensino médio e mudanças no...

Governo Lula pretende revogar implementação do novo ensino médio e mudanças no Enem

Governo Lula pretende revogar novo ensino médio - Foto: Reprodução

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pretender suspender a implementação do novo ensino médio, após ser criticado por educadores e estudantes. Uma portaria deve ser publicada nos próximos dias com a interrupção do prazo de implementação.

O documento também pretender interromper as mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previstas para ocorreram em 2024, que adequariam o exame as novas regras de etapas.

Essa decisão ocorrerá, inicialmente, enquanto perdura o prazo da consulta pública sobre o tema. Iniciada em março, a consulta tem 90 dias de duração, com possibilidade de prorrogação e mais 30 dias para o Ministério da Educação (MEC), elaborar um relatório que irá definir o futuro da política.

A portaria para realização da suspensão do projeto tem apoio da equipe próxima ao presidente Lula, já que a decisão vem causando desgastes exagerados ao seu governo. No entanto, essa decisão depende do Congresso Nacional. O novo ensino médio foi aprovado em 2027, durante o governo de Michel Temer.

Uma consulta pública será instituída pelo MEC para analisar a situação. O ministério prevê audiências públicas, oficinas de trabalho e pesquisas nacionais com estudantes, professores e gestores escolares sobre a experiência de Novo Ensino Médio.

Compartilhe agora: