Início Agricultura Governo da Bahia entrega novo centro de comercialização da agricultura familiar em...

Governo da Bahia entrega novo centro de comercialização da agricultura familiar em Rafael Jambeiro

Governo da Bahia entrega novo centro de comercialização da agricultura familiar em Rafael Jambeiro - Foto: André Frutuoso

Uma grande celebração da agricultura familiar aconteceu, no sábado (4/3), no município de Rafael Jambeiro, território de identidade Piemonte do Paraguaçu. O Governo do Estado inaugurou o novo Mercado Municipal de Rafael Jambeiro, o que vai proporcionar melhores condições para a comercialização de produtos e, consequentemente, mais renda para a região, que já realiza a tradicional feira livre, às terças-feiras, no local.

O evento teve a presença do governador Jerônimo Rodrigues, que conheceu o espaço e falou sobre a importância desse novo equipamento. “O novo Mercado Municipal de Rafael Jambeiro traz mais conforto e segurança para quem vende e para quem compra os produtos da agricultura familiar. É muito bom quando a gente chega em um mercado para comprar alimentos e vê qualidade, vê higiene e tem segurança de que aquele é um bom produto”.

Com um espaço mais organizado, limpo e com novas barracas, a população está satisfeita com os esforços do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), para requalificar o mercado municipal, onde foram investidos, a partir de convênio com a Prefeitura de Rafael Jambeiro, recursos da ordem de R$ 4,1 milhões.

São 200 novas barracas, dois galpões, duas áreas cobertas e uma nova área de alimentação prontas para atender o público consumidor de Rafael Jambeiro e de municípios próximos.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, ressaltou que o mercado será uma mola propulsora do desenvolvimento rural de toda a região. “São mais de 200 agricultores familiares que agora recebem esse equipamento reformado para o escoamento da produção da agricultura familiar. É com essa política de desenvolvimento econômico através da agricultura familiar que o Governo do Estado está modificando a vida da população dos municípios. A projeção é de que vem muito mais nos próximos quatro anos de consolidação dessa estratégia.”

A presidente da Associação dos Moradores de Bela Vista, Sueli Gonçalves, enumerou os benefícios desse novo espaço na vida do grupo de mulheres da comunidade rural de Rafael Jambeiro. “Para a gente, a importância do Governo do Estado tem sido maravilhosa porque fomos beneficiadas com a cozinha comunitária para a produção de nossos produtos, como bolos, sequilhos e geladinhos, e agora, com esse novo mercado, onde vamos poder vender de forma melhor a nossa produção, pois é um espaço com mais higiene e segurança para todos”.

Por lá, o apoio da CAR alcança desde a base de produção, agroindustrialização, com a implantação de uma cozinha comunitária totalmente equipada para a produção de bolos, sequilhos, geladinhos e outros itens, até a comercialização, já que as mulheres agora vão poder vender o seu produto no novo e moderno equipamento. Os investimentos nesta Associação somam mais de R$ 760 mil, via edital do projeto Bahia Produtiva, executado pela CAR com cofinanciamento do Banco Mundial.

A prefeita Cibele Carvalho vibrou com mais essa conquista que representa um marco na história do município. “A entrega da revitalização desse mercado com duas áreas cobertas, dois galpões e 200 barracas de feira da agricultura familiar traz para a gente a possibilidade real de aumento da produção da agricultura familiar da região”.

A cada dia, novas oportunidades de escoamento e divulgação de produtos da agricultura familiar estão sendo entregues devido à estratégia da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com a reforma e requalificação de mercados municipais por toda a Bahia. Até o mês de agosto de 2023, está prevista a entrega de 104 novos centros de comercialização com condições hidrossanitárias adequadas para promover renda e viabilizar a chegada segura de alimentos na mesa de baianos e baianas.

Foto: André Frutuôso/CAR-GOVBA

Compartilhe agora: