Início Bahia Governador participa de debate sobre gestão de resíduos sólidos no estado durante...

Governador participa de debate sobre gestão de resíduos sólidos no estado durante Encontro de Catadores Recicláveis

Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues - Fotos: Joá Souza/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues participou do Encontro com Catadores e Catadoras de Material Reciclável da Bahia, na manhã deste sábado (6). Durante o evento, foram discutidas ações e políticas públicas para a categoria e para a gestão de resíduos sólidos no estado. O encontro, que aconteceu no Hotel Bahiamar, no Jardim de Alah, em Salvador, contou com a presença de outras autoridades estaduais.

Jerônimo enfatizou que a sua presença no Encontro se justifica pela importância social que os catadores de recicláveis têm em relação ao tema sustentabilidade ambiental e também na geração de renda. “Enquanto representantes do Estado, temos uma reparação a fazer com esses trabalhadores. Então, nós estabelecemos no nosso programa de governo que daremos uma atenção a esse público. E aqui viemos, no início do meu governo, receber uma pauta com as demandas”.

Ainda conforme o governador, estão em andamento a instituição do Comitê Intersetorial para Inclusão Social e Econômica dos catadores/as Materiais Reutilizáveis e Recicláveis, além da regulamentação de um decreto que vai implementar um sistema de crédito para iniciativas de associações e cooperativas do setor.

Para a coordenadora do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras da Bahia e articuladora do encontro, Jeane dos Santos, a reunião foi uma oportunidade de compartilhar com os gestores as principais necessidades da categoria profissional e os desafios na gestão de resíduos sólidos na Bahia. “Hoje estamos com trabalhadores de 28 municípios do estado da Bahia, associações e cooperativas de catadores, para poder entender a dificuldade que cada enfrenta em sua cidade. Em Salvador estamos em 12 cooperativas (de Salvador e Região Metropolitana). Esse encontro é de renovação e de muita esperança para a categoria”, disse.

Na ocasião, os trabalhadores entregaram um documento ao governador com algumas das necessidades laborais e com a solicitação de que eles possam ter direito ao pagamento pelos serviços ambientais prestados em reconhecimento ao trabalho realizado. Além da proposta de implantação de coleta seletiva nas zonas rurais, estimulando a educação ambiental.

Apoiado pelo Governo da Bahia e pelo Centro de Arte e Meio Ambiente (Cama), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb), o evento é o sétimo encontro de catadores do estado, mas o primeiro que conta com a presença do governador da Bahia. Também compareceram ao evento o vice-governador, Geraldo Júnior, a primeira-dama, Tatiana Velloso, o senador, Jaques Wagner, secretários de Estado.

Valorização contínua

De 2013 a 2023, o Governo do Estado, através da Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo, vinculada a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), investiu cerca de R$ 13,1 milhões em ações de coleta de resíduos sólidos e em eventos como o Carnaval e São João, estruturando pontos de comercialização dos recicláveis, denominados Centrais de Apoio ao Catador. Durante os eventos, as Centrais distribuem fardamento, botas, luvas, água e refeições e/ou bolsas (diárias), para os catadores que vendem os materiais coletados nestas centrais. Cerca de 15.300 catadores de resíduos sólidos já foram beneficiados diretamente por essa iniciativa.

Segundo o titular da Setre, Davidson Magalhães, desde 2010 foram investidos quase R$ 5 milhões só na estruturação das cooperativas, acompanhamento técnico e entrega de equipamentos, prensas e automóveis para estruturar a rede de catadores e catadores no estado da Bahia. Entre 2012 e 2021, o Programa Vida Melhor do Estado da Bahia também beneficiou cooperativas da Rede Norte (Juazeiro, Senhor do Bonfim, Jacobina, Irecê e Barreiras) e da Rede Sul (Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Itacaré, Eunápolis e Porto Seguro) com equipamentos, oficinas e Equipamentos de Proteção Individual para os catadores visando fomentar a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos municípios.

“A questão que se coloca nesse momento é com a retomada do Programa Pró-catador ao nível nacional, onde o processo de reciclagem e os catadores e catadores ganham um papel importante e central por parte do Governo Federal, nós vamos estruturar uma política que vai dar ainda mais suporte e acompanhamento técnico às cooperativas e também condições materiais para que eles avancem para melhorar as suas condições de vida e de renda. Vamos poder dar um salto de qualidade e efetivamente ter um trabalho estruturante com catadores e catadores no Brasil e na Bahia”, explicou o secretário.

Repórter: Milena Fael

Compartilhe agora: