Início Destaques Geraldo Júnior é alvo de ação por abuso do poder econômico e...

Geraldo Júnior é alvo de ação por abuso do poder econômico e propaganda eleitoral antecipada

Foto: reprodução redes sociais

Uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE (processo 0600271-67.2020.6.05.0015) denuncia o vereador de Salvador e atual Presidente da Câmara Municipal, Geraldo Júnior (MDB), de ter realizado propaganda eleitoral antecipada e de cometer abuso do poder econômico durante o pleito eleitoral deste ano.

As denúncias foram protocoladas no TRE-BA pelo ex-vereador Alcindo da Anunciação, na quinta-feira (28/10/2020).

Protocolo do processo – Foto: imagem reprodução

Confira o vídeo com a fala de Alcindo confirmando o protocolo da ação:

De acordo com a denúncia, no trecho a seguir que é um recorte da AIJE, fala-se em uma marca de cores listradas utilizada em camisetas por Geraldo Júnior:

O representado vem promovendo propaganda de forma irregular, seu símbolo em campanha é uma camiseta listradas em cores que o identifica como sendo sua os desígnios de representação.

Ao verificar, as listras coloridas se traduzem uma campanha eleitoral que o identifica. Insta esclarecer que o representado vem fazendo propaganda eleitoral bem antes dos prazos previstos em novas diretrizes para o calendário eleitoral de 2020.

Ainda segundo a ação, existe o relato que a marca listrada foi utilizada antes do pleito eleitoral e que se acentua por toda cidade durante a campanha:

Adiante, essas cores estão espalhadas pela cidade, caracterizando a publicidade de forma irregular, mesmo antes, onde o Representado possui cargo eletivo na vereança da cidade.

Confira as peças apresentadas pela acusação na Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE:

Nesta manhã de quinta-feira (29), Alcindo da Anunciação realizou outro protesto em frente à Câmara Municipal de Salvador e fez novas denúncias contra Geraldo Júnior.

“Estou denunciando aqui o desmando que está sendo feito nesta casa pelo senhor Geraldo Júnior, o chamado Geraldinho. Gastando milhões na campanha eleitoral, ele vai ter de dizer da onde veio esse dinheiro.”, continua “Vai ter de dizer da onde veio esse dinheiro!”, diz Alcindo. (Trecho a partir 1m15s)

Em outro trecho do vídeo (a partir 2m47s) Alcindo fala que protocolou na Câmara Municipal, solicitação pedindo relação dos valores pagos aos veículos de imprensa [verbas publicitarias] contratadas pelo presidente, com base na Lei no. 12.527 / 2011 de acesso à informação.

“Já dei entrada essa semana, se não me der a resposta vou entrar na justiça. Qualquer cidadão tem o direito de pedir como está sendo gasto o dinheiro público. O dinheiro público não é do presidente, do prefeito ou do governador. São os impostos que a população paga”, afirma Anunciação.

Veja o vídeo completo do protesto realizado nesta quinta-feira (29):

Vídeo do primeiro protesto realizado na semana passada:

Até a publicação da matéria, não conseguimos retorno do Presidente da Câmara, Geraldo Júnior (MDB).

Compartilhe agora: