Uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desmantelou, na quinta-feira (29), um esquema de comércio irregular de armas destinado à facção criminosa Bonde do Maluco (BDM), uma das mais atuantes na Bahia. Durante a ação, duas pessoas foram presas: uma em Recanto das Emas, no DF, e outra na cidade de Sapeaçu, interior da Bahia.
As investigações revelaram que um dos presos atuava como intermediário na venda das armas para municiar a facção baiana, enquanto o outro suspeito, funcionário de uma loja de armas em Ceilândia, teria transportado 80 armamentos até a Bahia. As armas apreendidas haviam sido registradas como furtadas pelo proprietário da loja Delta Guns, Tiago Henrique Nunes de Lima, em junho deste ano.
No dia 19 deste mês, Tiago passou a ser investigado por comunicação de falso crime e foi preso. Ele havia relatado às autoridades que ladrões invadiram sua loja por meio de buracos feitos na parede, levando 100 armas, incluindo revólveres, pistolas e carabinas. Durante as investigações, quatro pessoas foram presas, incluindo Thiago Braga Martins, apontado como o mentor intelectual da invasão. Em sua defesa, Martins alegou que não havia armas no cofre no momento do suposto furto.
A PCDF informou que as investigações continuarão para identificar e responsabilizar criminalmente os compradores finais do armamento que foi adquirido de maneira ilícita e transportado do Distrito Federal para a Bahia.