Início COMUNICAÇÃO Encontrão da Família Excelsior comemora os 80 anos da primeira emissora de...

Encontrão da Família Excelsior comemora os 80 anos da primeira emissora de rádio católica do Brasil

Fotos: Sara Gomes

A Colina Sagrada foi o local escolhido para celebrar a 20ª edição do Encontrão da Família Excelsior, promovido pela Rede Excelsior de Comunicação com o objetivo de reunir ouvintes, representantes e sócios (pessoas que contribuem com a divulgação e com a manutenção da emissora). A atividade, realizada na tarde deste sábado, 4 de fevereiro, contou com momentos de louvor, animação, procissão com a imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim, adoração ao Santíssimo Sacramento e Santa Missa, que foi presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.

Em atitude de sincera gratidão, Dom Sergio recordou as pessoas que contribuíram com a caminhada da Excelsior, como o Cardeal Dom Avelar Brasão Vilela, Dom Tomás Guilherme Murphy, frei Hildebrando Kruthaup, bem como aquelas que seguem contribuindo, a exemplo do padre Aderbal. “Queremos lembrar de todos os que, desde aquele primeiro momento, têm feito muito para que hoje possamos celebrar os 80 anos da nossa rádio. Ao mesmo tempo, nós estamos aqui com uma gratidão imensa a todas as pessoas que são ouvintes fiéis, divulgam e apoiam a rádio com a oração e com a doação generosa nas diversas campanhas que são realizadas”, asseverou.

Realizado pela primeira vez no ano 2000, o Encontrão é um momento importante para a primeira emissora de rádio de inspiração católica no Brasil. “Este deveria ser a 23ª edição, mas, em virtude da pandemia, ficamos três anos sem realizar o Encontrão, o que me deixou muito apreensivo para esta retomada. Mas, o povo de Deus atendeu ao apelo e veio se reunir. Foi muita gente e muito bonito, pois celebramos os 80 anos da Rádio Excelsior”, afirmou o atual diretor da Rede Excelsior, padre Aderbal Galvão de Sousa.

Vestida com a camisa comemorativa pelas oito décadas da emissora, Maria José Araújo acompanhava tudo com muita atenção. Desejando conhecer os locutores que ela escuta todos os dias, não hesitava em perguntar: “quem é aquele? Eu quero conhecer todo mundo”. Essa curiosidade, na verdade, nada mais é do que amor e admiração pela missão desenvolvida e potencializada através das ondas sonoras. “Eu sou ouvinte da Rádio Excelsior há mais de 16 anos e sou sócia com muito amor e carinho. Para mim, este momento está sendo muito importante, muito feliz. Eu estava triste por que o Encontrão não foi realizado nos últimos anos, mas esse ano nós conseguimos, e em nome de Jesus eu estou aqui toda feliz”, disse.

O ápice do Encontrão foi, sem dúvida, a Santa Missa. “É uma grande alegria para todos nós; é motivo de louvor a Deus esse encontro, mas, sobretudo, esta Eucaristia, essa Ação de Graças. Já nos momento anteriores, nós recordamos com o nosso querido padre Aderbal sobre a história tão bonita dessa nossa rádio; história, primeiramente, do amor, da graça, da misericórdia e do poder de Deus se manifestando. Por isso que nós estamos aqui para dar graças a Deus, para louvar a Deus pelo ontem e pelo hoje, ao mesmo tempo em que confiamos a Ele o dia a dia e a missão da nossa Rádio Excelsior. Sabemos que sem a graça, sem o amor e sem o poder de Deus nós não conseguiríamos realizar a missão tão bonita desta emissora, sendo a voz do Senhor do Bonfim, sendo a voz da nossa Igreja para tantos irmãos que têm a graça de ouvir e de acompanhar”, disse Dom Sergio.

Entre os funcionários e colaboradores, estava o locutor Reis Moura que há 28 anos faz parte da Família Excelsior. “Eu fico muito feliz em um momento como esse, um encontro que une as pessoas. Podemos perceber que, mesmo após três anos sem o Encontrão, temos uma boa quantidade de ouvintes aqui presentes celebrando. Isso é muito importante e nos ajuda a ter a certeza de que é preciso valorizar o rádio como veículo de comunicação”, afirmou.

A Campanha

Para ajudar na manutenção da Rede Excelsior, os fiéis podem adquirir broches do Senhor do Bonfim. “É muito importante apresentarmos no peito Aquele que já está no nosso coração, que é o Senhor do Bonfim. Então, nós relançamos esta iniciativa com o objetivo de também tornar cada vez mais moderna a nossa emissora. Quem desejar comprar e assim nos ajudar, os broches estão à venda na Rádio Excelsior [Garcia], Matriz da Paróquia São Pedro, Igreja da Lapa e Igreja Nossa Senhora do Rosário [todas localizadas nas imediações da Praça da Piedade]”, disse o padre Aderbal. Vale ressaltar que cada broche custa R$ 10, mas na compra de três unidades, o fiel paga apenas R$ 25. Além disso, o mais importante é, de fato, a contribuição para a emissora da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Fotos e texto: Sara Gomes

Compartilhe agora: