Início Acidente Defesa Civil de Salvador emite nota de alerta máximo em áreas de...

Defesa Civil de Salvador emite nota de alerta máximo em áreas de risco

A SMS pretende ampliar sua participação na Operação Chuva 2023 - Foto: Betto Jr./Secom

Em cumprimento ao que determina o Plano de Proteção e Defesa Civil (PPDC), a Codesal acionou as sirenesde Baixa de Santa Rita, Calabetao, Bom Jua, Vila Picasso, Voluntarios da Patria e Baixa Cacau indicando que os moradores devem deixar suas casas e se dirigirem ao local de acolhimento.

Houve ainda mudança p/ NÍVEL DE ALERTA MÁXIMO devido a notificação do Cemaden de risco MUITO ALTO para deslizamento e continuidade de chuva forte nas próximas horas.

O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, pede aos moradores que, com o acionamento das sirenes, saiam de suas casas e se dirijam para os pontos de apoio de modo a “grantir o nosso bem maior, o bem da vida”.

As sirenes são acionadas quando o volume de chuvas acumulado em determinada região ultrapassa a 150mm, como determina o protocolo do PPDC.

A presença de nebulosidade e a ocorrência de chuva na capital baiana estão associadas a uma frente fria que avança pelo leste da Bahia.

OCORRÊNCIAS

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou até às 11h, desta terça-feira (26/11), 128 ocorrências. Foram oito alagamentos de área, 42 alagamentos de imóveis, sete ameças de desabamento, 13 ameaças de deslizamento, duas árvores caidas, três desabamentos de imóveis, sete deslizamentos de muro, quatro desabamentos parciais, 40 deslizamentos de terra, um destelhamento de imóvel, uma infiltração. Em caso de emergência, o telefone 199 deve ser acionado.

Compartilhe agora: