Início CURSOS Curso gratuito de design e economia criativa divulga selecionados

Curso gratuito de design e economia criativa divulga selecionados

Aulas do projeto Ateliê Criativo, realizado pela Quest/Zeppelin e patrocinado pela Braskem, começam na próxima segunda-feira (12)

Foto: Divulgação

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 60 moradores de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), serão contemplados com a oportunidade de aprender a gerar renda por meio da reciclagem do plástico, atividade que contribui com a natureza. Esses jovens e adultos participaram do processo seletivo para o curso de design e economia criativa, do Ateliê Criativo, cujo resultado será divulgado hoje, dia 5. A lista dos alunos selecionados pode ser consultada nas redes sociais do projeto (Instagram @ateliecriativoprojeto e Facebook /ateliecriativoprojeto).

A iniciativa é uma realização da Quest/Zeppelin e conta com patrocínio da Braskem, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Totalmente gratuito, o curso oferece a oportunidade de aprendizado em um laboratório equipado com as ferramentas necessárias para a reciclagem do plástico e transformação dos insumos em objetos ou até mesmo obras de arte. Com duração de seis meses e carga horária de 192 horas, as aulas serão realizadas duas vezes por semana na Casa da Criança e do Adolescente, em Camaçari, a partir da próxima segunda-feira, 12 de junho.

“O Ateliê Criativo é um projeto bem alinhado aos compromissos da Braskem, não apenas de incentivar a reciclagem e o uso consciente do plástico, mas também o desenvolvimento social nas comunidades vizinhas às nossas operações. O curso oferece a esses jovens e adultos a oportunidade de conquistarem uma qualificação profissional e se transformarem, por exemplo, em empreendedores, executando uma atividade que promove a economia circular”, explica Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Os participantes do projeto terão acesso a um laboratório completo, equipado com ferramentas elétricas e manuais, computadores e softwares relacionados a design, além de máquinas, como trituradora, injetora, prensa fria e forno. Com esses equipamentos poderão transformar tampinhas plásticas, por exemplo, em objetos, como porta-copos, banquinhos, chaveiros e fruteiras, tendo a oportunidade de comercializá-los depois.

“Acredito que o projeto vai agregar muito à sociedade, colaborando com o meio ambiente, porque estamos usando o resíduo plástico para ser ressignificado em obras, objetos de arte e design de produto. Além disso, vamos criar oportunidades de formação profissional para os participantes, tendo o plástico como base”, explica Thiago Catelani, coordenador de projetos da Quest/Zeppelin.

O Ateliê Criativo ainda conta com parceria com o Sebrae, que promoverá um curso de planejamento financeiro e empreendedorismo para os participantes. Além disso, disponibilizará uma incubadora de projetos, que auxiliará na criação de marcas e produtos, e uma oficina de fabricação e manutenção de máquinas relacionadas à reciclagem do plástico.

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em 71 países.

Sobre a Quest

Atua no setor cultural há mais de 20 anos com o objetivo de ampliar e promover o desenvolvimento humano, social e econômico por meio de iniciativas culturais e sociais. A Quest tem uma trajetória que une qualidade, inovação e contrapartida social, atuando em cooperação com artistas, produtores e agentes culturais para alcançar seus objetivos institucionais no Brasil e no exterior. Nos últimos anos, implantou ou coordenou a implantação de mais de 100 núcleos de cultura, inovação, dança, teatro, design e gastronomia em território nacional, empregando centenas de educadores, e beneficiando diretamente milhares de jovens.

Compartilhe agora: