Início Coronavírus Crise na saúde, pandemia pode levar a impeachment de governador do Amazonas

Crise na saúde, pandemia pode levar a impeachment de governador do Amazonas

Foto: reprodução

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado Josué Neto – do PRTB – aceitou o pedido de impeachment do governador do estado, Wilson Lima, do PSC, e do vice, Carlos Almeida, do PTB. O parlamentar acatou denúncias apresentadas pelo Sindicato dos Médicos do Amazonas por suposto mau uso dos recursos públicos na área da saúde e o significativo aumento do número de mortes no estado durante a pandemia do coronavírus.

O requerimento tem mais de 600 páginas e reúne informações que apontam falta de leitos de UTI e de materiais de proteção individual dos profissionais de saúde; além do uso de recursos do estado em ações que, segundo os denunciantes, não são prioridade no momento.

Josué Neto afirmou que acolher o pedido é a única maneira de garantir o amplo debate sobre o tema e que arquivá-lo seria uma atitude suspeita, inaceitável e antidemocrática; ação que iria contra as milhares de pessoas que sofrem por conta da pandemia. Agora cabe aos partidos indicarem os deputados que vão compor a Comissão Especial para analisar o pedido de impeachment. De acordo com a Assembleia Legislativa do Amazonas, esta é a primeira vez que um governador do Estado tem um pedido de impeachment protocolado na Casa.

Por nota, o governador Wilson Lima afirmou que o momento é inoportuno e a decisão – além de não ter fundamento – está contaminada por decisões eleitorais. Wilson Lima afirma que esta questão está distante dos reais problemas da população e convidou o presidente da Assembleia para discutir soluções para a crise.

Compartilhe agora: