Início FISCALIZAÇÃO Construção irregular na praia da Gamboa é alvo de ação da prefeitura,...

Construção irregular na praia da Gamboa é alvo de ação da prefeitura, mas população impede demolição em Salvador

Construção irregular é alvo da prefeitura — Foto: Sedur/Prefeitura de Salvador

Na manhã de sábado (21), a prefeitura de Salvador realizaou uma operação para iniciar a demolição de uma construção irregular, na comunidade do Solar do Unhão, na praia da Gamboa.

O local fica na comunidade onde a cantora Anitta gravou, em 2019, o clipe da música ‘Bola, Rebola‘.

Em 2019, Anitta gravou clipe na Gamboa — Foto: Mattoni Comunicação

A construção feita na beira da praia chega a utilizar pedras que ficam no mar para fixação de nove colunas de concreto.

Moradores acompanharam a ação e questionaram o fato de não ter ocorrido notificação antes da demolição. Em meio aos protestos, a ação demolição foi suspensa. A Sedur diz que uma nova ação será programada para demolição.

A proprietária do local, Gilsana Lopes, conversou com a reportagem da TV Bahia. Segundo ela, a construção seria uma espécie de deck, onde seriam colocadas mesas e cadeiras de um restaurante que funciona no local.

“A gente tem um restaurante que fica um pouco mais acima. Mas quando comprei o casarão comecei a juntar, com meu marido pescando, para montar essa estrutura, que era construir essa estrutura, que era levantar os pilares, fazer uma laje, para botar as mesas, e depois uma alvenaria de pedra para proteger do mar”.

A mulher admitiu que não havia licença para contrução, mas lamentou o investimento feito na construção.

Segundo a Sedur, a construção é passível de demolição mesmo sem notificação. Ainda segundo o órgão, de acordo com o Código de Obras do Município, “toda e qualquer obra, particular ou pública, só pode ser iniciada após licença ou autorização da Prefeitura”.

A lei municipal ainda prevê que obras iniciadas sem a licença, em áreas de domínio público ou privado que ofereçam risco de desabamento, poderão ser demolidas pela prefeitura.

Um prédio de três andares desabou no bairro da Federação, em Salvador, na tarde de terça-feira. De acordo com a Defesa Civil, o prédio estava com sobrecarga de peso. De acordo com a prefeitura de Salvador, a construção era irregular.

Ninguém ficou ferido, mas por conta do desabamento, 36 pessoas que moram nos arredores foram notificadas para deixar seus imóveis. Oito casas foram atingidas.

Compartilhe agora: