Início COMUNICAÇÃO Confira os momentos marcantes da carreira de Glória Maria

Confira os momentos marcantes da carreira de Glória Maria

Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (02), um dos ícones do jornalismo brasileiro acabou falecendo devido um câncer no cérebro. Doença essa, que vinha sendo tratada, mas que infelizmente deixou de fazer efeito nesses últimos dias. Apesar de uma morte repentina, sua vida profissional serviu para inspirar diversos jovens que desejam seguir um caminho similar ao da jornalista.

Tendo diversos momento memoráveis na TV, Glória foi destaque onde passou, sendo a primeira repórter do Brasil a fazer um link ao vivo no Jornal Nacional. Além de está presente na primeira transmissão HD, fato que ocorreu durante seu último ano apresentando o Fantástico.

No entanto, sua vida também foi regada de lutas, já que foi a primeira brasileira a usar a Lei Afonso Arinos para denunciar e se proteger contra o racismo. O caso ocorreu no ano de 1970, quando ela foi impedida por um gerente de entrar pela porta da frente de um hotel no Rio de Janeiro para realizar um entrevista.

“Racismo é uma coisa que eu conheço, que eu vivi, desde sempre. E a gente vai aprendendo a se defender da maneira que pode. Eu tenho orgulho de ter sido a primeira pessoa no Brasil a usar a Lei Afonso Arinos, que punia o racismo, não como crime, mas como contravenção. Eu fui barrada em um hotel por um gerente que disse que negro não podia entrar, chamei a polícia, e levei esse gerente do hotel aos tribunais. Ele foi expulso do Brasil, mas se livrou da acusação pagando uma multa ridícula”, explica.

Memes

Com todo seu repertório, a jornalista sempre aproveitava cada experiência pela quais passava. Durante uma reportagem na Jamaica, matéria realizada pelo Globo Repórter em 2016, ela participou de um ritual no qual experimentou uma erva chamada ‘ganja’, rendendo milhões de compartilhamentos pela internet.

Foto: Reprodução

Na época, Glória Maria ficou entre os assuntos mais comentados nas redes sociais. Em um entrevista dada ao jornal Globo, a apresentadora comentou sobre a reação do público. “Estou achando o máximo, adorando. Que venham mais memes. Que as pessoas estimulem a criatividade”.

Ela também compartilhou que a viagem para Jamaica foi algo importante para quebrar alguns tabus em relação ao fato de que a sociedade costuma associar o país somente musica e a maconha, mostrando um lado completamente diferente do país.

Entrevista memoráveis

Apesar dos memes, diversas entrevistas memoráveis ficaram marcada na televisão brasileira. Uma delas aconteceu durante a passagem da banda Queen no Brasil, em 1985, com sua apresentação meteórica garantido um recorde de público.

A entrevista foi mediada pela jornalista, que na ocasião perguntou ao astro Freddie Mercury, se a música “I Want Break Free” foi dedica à Comunidade LGBT, pois no clipe está vestido de mulher e a letra conta que uma pessoa havia se apaixonado. No entanto, o cantor explica que a música fala de alguém que leva uma vida muito dura, e quer se libertar dos problemas que enfrenta.

Foto: Reprodução

Outro momento icônico foi com o rei do pop, Michael Jackson, durante a gravação do clipe da música “They Don´t Care About Us” – clipe este, que teve algumas partes filmadas no centro histórico da capital baiana. Apesar de ter sido uma conversa rápida, Glória pediu para o artista dizer algo para o povo brasileiro. O cantor responde, “Eu amo você, Brasil”.

Compartilhe agora: