Início Coronavírus Claudio Tinoco comemora inclusão de padarias como serviço essencial em Salvador

Claudio Tinoco comemora inclusão de padarias como serviço essencial em Salvador

Foto: imagem reprodução

O vereador Claudio Tinoco (Democratas) comemorou a inclusão das padarias como serviço essencial na cidade de Salvador. A medida foi anunciada pelo prefeito ACM Neto durante coletiva nesta quinta-feira (28).


A decisão da Prefeitura de Salvador foi tomada após reunião realizada entre o município, os representantes do setor em Salvador e o vereador Claudio Tinoco. Dentre os participantes estavam o presidente da Associação dos Proprietários de Padaria da Bahia (APPB), Edésio Duran; o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Salvador (Sindipan), Florêncio Rodrigues; além do vice-presidente da APPB, José Luiz Varela; e do ex-presidente do Sindipan, Mário Pithon.


“Temos que celebrar essa decisão do nosso prefeito. As padarias são essenciais por comercializarem gêneros alimentícios. Elas são ainda mais importantes nas comunidades, onde chegam a ser mais fortes até mesmo que os mercados”, comemorou o vereador Claudio Tinoco.


O vereador solicitou a inclusão do setor na lista de serviços essenciais da Prefeitura de Salvador durante votação da Câmara Municipal de Salvador realizada no último sábado (23). Na ocasião, Tinoco citou a lei n° 7.783 do governo federal que considera a distribuição de medicamentos e alimentos como essenciais na sociedade como argumento para que o setor fosse incluído em Salvador.


Para abrirem, as padarias devem respeitar protocolo sugerido pelo Sindipan e o decreto municipal que será publicado em diário oficial pela Prefeitura. Dentre as normas estabelecidas estão, por exemplo, o horário de funcionamento ao público de 6h às 20h. O protocolo ainda prevê o limite de um cliente por 9m² ou um atendente para cada cliente. Além disso, todos os empregados devem usar máscara, e álcool em gel ou líquido 70% devem ser disponibilizados para os clientes.


Para aumentar a segurança, ainda foram definidos que a experimentação de produtos e o serviço de manobrista estão proibidos, além da restrição de 50% do total de vagas disponíveis. “A criação de um protocolo de segurança, como defendi em um primeiro momento, é mais uma decisão acertada e tomada em conjunto entre Prefeitura e os sindicatos para salvaguardar a saúde da nossa população”, defendeu Tinoco.

Compartilhe agora: