O número de profissionais de saúde infectados pelo novo coronavírus no Hospital Santo Antônio, que pertence às Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), subiu de 28 para 64, segundo dados divulgados pela própria unidade de saúde. Entre os pacientes, o total pulou de 27 para 30 casos confirmados, com duas mortes.
Apesar do aumento considerável, o porta-voz da administração não acredita que exista um surto da covid-19 nas Osid. “Esse número elevado se deve à forma como estamos testando. Tanto funcionários quanto pacientes, quando apresentam qualquer evidência de síndrome gripal, a gente testa. Não estamos esperando sinais mais graves, estamos tomando todos os cuidados de afastamento desde o teste, com a regulação para outra unidade, se for confirmado”, explicou o assessor corporativo das Osid, Sergio Lopes
“A pandemia nos preocupa, sabemos que é algo que merece total atenção, temos pacientes com fragilidades e, por isso, temos essa preocupação extrema com o risco que é para todos nós. Esse quadro de pessoas adoecendo está acontecendo em todos os lugares. Percebemos um medo e eu acredito que é importante que ele seja traduzido em cuidados. Então, quando se fala em surto, pode parecer que aqui temos um ambiente hostil, onde não são tomadas todas as medidas necessárias, e isso não é verdade”, salientou.
Após receber denúncias da contaminação de enfermeiros no hospital, o Sindicato de Enfermeiros da Bahia informou que vai fazer uma visita ao hospital para analisar a situação de trabalho e dar orientações quanto aos casos da enfermidade. De acordo com a presidente do sindicato, Lúcia Duque, também será solicitada a relação dos profissionais de enfermagem que testaram positivo para a doença para que eles possam dar entrada na Comunicação de Acidente de Trabalho.