Na final do skate park nas Olimpíadas de Paris 2024, Augusto Akio, o “Japinha”, garantiu a medalha de bronze com uma pontuação de 91.85 nesta quarta-feira, na Arena La Concorde. Pedro Barros, prata em Tóquio 2020, terminou em quarto lugar, bem próximo do pódio, com 91.65, enquanto Luigi Cini ficou em sétimo, com 76.89.
O australiano Keegan Palmer sagrou-se bicampeão olímpico, alcançando 93.11 na primeira volta. O americano Tom Schaar levou a prata, com 92.23 na segunda rodada.
Augusto Akio melhorou significativamente seu desempenho em relação às eliminatórias. Após se classificar na oitava posição com 88.98, o paranaense de 23 anos subiu para o bronze com 91.85, após obter 2.66 e 81.34 nas voltas anteriores.
Pedro Barros, por pouco, não conquistou sua segunda medalha olímpica. Prata em Tóquio 2020, o catarinense de 29 anos refletiu sobre o resultado:
“Eu fiz a minha volta, andei de skate com toda a minha energia que podia. Sei que tenho muito mais dentro de mim. Isso aqui não vai definir os meus 29 anos de skate. Só tenho a agradecer por estar aqui nas Olimpíadas de Paris”, declarou Pedro Barros.
Esta foi a segunda vez que o skate esteve nos Jogos Olímpicos e a segunda final do park masculino com três brasileiros. Em Tóquio 2020, Pedro Barros conquistou a prata, com Luiz Francisco em quarto e Pedro Quintas em oitavo.
A equipe de skate do Brasil encerrou sua participação nas Olimpíadas de Paris com duas medalhas. Além de Augusto Akio, Rayssa Leal conquistou o bronze no street feminino. A “Fadinha” e o surfista Gabriel Medina acompanharam a final do park masculino.
A final
Oito atletas participaram da final, os melhores das eliminatórias. Cada competidor teve três voltas, com apenas a melhor nota sendo considerada.
Os brasileiros, classificados nas últimas posições das eliminatórias, foram os primeiros a descer. Na primeira volta, Augusto Akio errou a primeira manobra (2.66), Luigi Cini caiu ao tentar um flip 540° (19.70) e Pedro Barros também errou um heelflip (22.10). Tom Schaar foi o primeiro a completar os 45 segundos com sucesso, alcançando 90.11, mas Keegan Palmer se saiu melhor, com 93.11.
Na segunda rodada, Augusto Akio conseguiu 81.34 apesar de uma queda no final. Luigi Cini caiu na primeira manobra (2.36), e Pedro Barros impressionou com 86.41.
Na última tentativa, os brasileiros estavam fora do pódio – a linha de medalha era 91.17 de Tate Carew. Augusto Akio mostrou criatividade, acertando manobras difíceis, e marcou 91.85, entrando na zona do pódio.
Luigi Cini fez uma boa terceira volta, mas errou na última manobra, terminando com 76.89. Pedro Barros apresentou uma performance intensa e foi ovacionado, marcando 91.65, muito próximo de Augusto Akio, mas ainda fora do pódio.