Início Alimentação App realiza contagem de carboidratos para ajudar pessoas com diabetes e/ou restrição...

App realiza contagem de carboidratos para ajudar pessoas com diabetes e/ou restrição alimentar

Imagem divulgação
Seja para adequar a dieta ou ajustar a quantidade de insulina a ser aplicada, as pessoas com diabetes precisam atentar a quantidade de carboidratos ingeridos em cada lanche ou refeição. Para ajudá-las nesse monitoramento, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) disponibiliza um aplicativo gratuito (compatível com sistemas Androide e IOS) que realiza a contagem de carboidratos e calorias.Diante de múltiplas possibilidades de hábitos e preferências gustativas, o banco de dados do app apresenta informações de mais de 1300 alimentos.

Em sua elaboração, os nutricionistas do Departamento de Nutrição da SBD utilizaram tabelas de referências e rótulos nacionais para os cálculos da quantidade de carboidratos das porções de alimentos, o que diminui os erros de cálculos de alimentos regionais e variações que vemos nas tabelas em geral.

“Ao entrar no app, há a opção de incluir uma refeição, onde se tem acesso a tabela de contagem de carboidratos, que o paciente pesquisa por alimento e inclui a quantidade ingerida. Dessa forma, o cálculo fica disponível somando quantidade de carboidratos e calorias de alimento por alimento de cada refeição”, explica a nutricionista Dra Débora Bohnen Guimarães, membro do Departamento de Nutrição da SBD.Além da inclusão de alimentos para calcular os gramas de carboidratos, há a possibilidade de o aplicativo ser também um gerenciador de glicemias capilares.

Assim, o paciente pode incluir as glicemias medidas de acordo com o horário realizado e o app monta um gráfico de glicemias diárias, que ficará gravado juntamente com seu diário alimentar. Esses relatórios diários podem ser facilmente compartilhados com o médico ou educador em diabetes via WhatsApp ou e-mail.

Podcast
Para atender as pessoas que necessitam de orientações mais específicas, SBD produziu programas de podcasts que abordam diferentes aspectos da vida da pessoa com diabetes, bem como tratamentos e novidades científicas.

O mesmo ocorre em relação à Covid-19. Em medida complementar reformulou seu site e implementou um canal exclusivo com estudos e infos atualizadas sobre o novo coronavírus.O canal de podcasts da entidade soma cinco episódios específicos sobre a doença, além de dezenas de outros com informações complementares.

“A SBD quer estar sempre próxima às pessoas, levando informação de qualidade através de diversos canais para atender diferentes preferências.

Nesse contexto, o Podcast ganha destaque ao permitir acompanhar o tema facilmente, em meio a sua rotina”, comenta o endocrinologista Dr. Fernando Valente, membro da diretoria e editor-chefe dos podcasts da Sociedade Brasileira de Diabetes. Ao todo, canal dispõe de mais de 150 programas e está disponível nos principais aplicativos de veiculação deste tipo de conteúdo.

Novo site

Ciente da crescente demanda por informações comprovadas sobre formas de prevenção e enfrentamento do novo coronavírus, a Sociedade Brasileira de Diabetes encontrou no universo digital uma forma de levar conteúdos ajustados para cada momento do cotidiano das pessoas com diabetes.

A primeira medida foi modernizar seu site e criar um canal específico com dados sobre a Covid-19.Para acolher uma população diversa, com necessidades e dúvidas distintas sobre o novo coronavírus, a SBD criou um site emergencial exclusivo sobre a doença que concentra informações em diferentes formatos (textual, multimídia e outros) segmentadas por áreas de interesse, favorecendo a navegabilidade. Elas são: Covid-19, Diabetes, Nutrição, Atividade Física, Isolamento Social, Saúde Mental. O conteúdo do site é atualizado constantemente com novas revisões de pesquisas, recomendações para o cotidiano em isolamento social e esclarecimento de dúvidas de usuários, dentre outros assuntos.

O novo site tem total compatibilidade com diferentes gadgets como smartphones e tablets, além de uma programação que facilita o compartilhamento de informações.Em vista de facilitar o acesso da população a profissionais para sanar dúvidas e efetivar as dinâmicas de prevenção, a SBD elaborou também a coluna Você pergunta e a SBD responde. Por meio dela, os interessados podem dividir seus questionamentos ou mesmo atestar a veracidade de informações recebidas em redes sociais. As respostas ficam disponíveis no site, formando um grande FAQ orgânico, alimentado constantemente, para consulta e esclarecimento da população. As identidades dos participantes são omitidas evitando sua exposição.

Sobre a SBD

Filiada à International Diabetes Federation (IDF), a Sociedade Brasileira de Diabetes é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1970, que trabalha para disseminar conhecimento técnico-científico sobre prevenção e tratamento adequado do diabetes, promover a educação continuada de todos os profissionais envolvidos nos cuidados às pessoas com diabetes, e conscientizar a população a respeito da doença e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Também colabora com o Estado na formulação e execução de políticas públicas voltadas à atenção correta dos pacientes, visando a redução significativa da doença no Brasil. Conheça nosso trabalho: www.diabetes.org.br.
Compartilhe agora: