Início Eleição “A experiência de governar eu vou ter com vocês”, afirma Major Denice...

“A experiência de governar eu vou ter com vocês”, afirma Major Denice em reunião das Zonais do PT

A pré-candidata petista citou o presidente Lula como exemplo de governo que pretende seguir: ‘O povo no centro’

Pré-candidata à Prefeitura de Salvador pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Major Denice defendeu, em plenária das Zonais do PT, na noite desta quinta-feira (20), que o fato de não ter vivência no Poder Executivo ou Legislativo, embora tenha participado de gestões públicas em outras posições, não vai afetar sua gestão. “Essa experiência de governar eu vou ter com vocês. Vamos fazer o que [o ex-presidente] Lula fez. Nós vamos colocar o povo no centro”, garantiu a petista, em reunião por meio do aplicativo Zoom.

A plenária reuniu, além de lideranças petistas, representantes de 30 localidades da capital baiana. A Major voltou a reafirmar o orgulho na pré-candidatura pelo PT, responsável pelo “maior programa de transformação já visto no Brasil”. Denice reforçou também que sua campanha será consolidada à base da união. “Precisamos pensar num país com mais escolas técnicas. Nem privatizadas, nem militarizadas, mas escolas que encaminhem nossos jovens com respeito, que é o que a gente merece”, assinalou a pré-candidata, que falou ainda de economia criativa, da segurança pública, do saneamento básico e da mobilidade urbana.

Co-coordenador do Programa de Governo Participativo (PGP) do PT para as eleições 2020 e secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino comentou que a contribuição da militância nos encontros virtuais é importante para que as mudanças sejam construídas de forma orgânica e participativa. “É fundamental. Durante o curso da campanha nós vamos continuar fazendo programas junto aos bairros, vamos estar em todos, um por um”, garantiu.

Nas palavras da secretária de Promoção da Igualdade Racial e coordenadora política da pré-campanha da Major Denice, Fabya Reis, Salvador precisa ser conquistada pela narrativa de uma cidade mais igualitária. “É uma luta para que a gente ganhe a nossa cidade. Vamos, sim, tornar esse projeto realidade”, afirmou.

ENCONTRO TERRITORIAL
Além de apresentação cultural com a arte do poeta Adriano Lucas, a plenária, por onde passaram 237 pessoas, contou com a exibição de uma parte do documentário ‘Linha de Montagem’, em que o ex-presidente Lula orienta trabalhadores grevistas. Presidente do PT de Salvador, Ademário Costa afirmou que as reuniões semanais com os diretórios zonais são essenciais e têm como principal objetivo a aproximação da pré-candidata com os cidadãos soteropolitanos, como uma “oportunidade de escuta”.

Filha do músico e artista plástico Moa do Katendê – assassinado após discussão política em outubro de 2018 –, a professora Samonaí Costa foi uma das participantes do encontro. Nascida e criada no Dique Pequeno, ela comentou a necessidade da implantação de uma escola no local. “É um lugar onde vivi a vida inteira e minha família vive até hoje. Nós precisamos de educação de qualidade para ocupar a mente das crianças. Necessitamos de uma renovação, uma cara nova aqui. Estamos juntos nessa luta”, comentou.

Também se fizeram presentes moradores da Cidade Jardim, Daniel Lisboa, Engenho Velho de Brotas, Vasco da Gama, Horto Florestal, Loteamento Santa Maria do Candeal, Acupe, parte de Boa Vista de Brotas e parte de Brotas (6ª Zona), além do Alto do Peru, Bom Juá, Fazenda Grande do Retiro, parte da San Martins, Calafate, parte do Retiro e parte de São Caetano (11ª Zona); Campinas de Brotas, Alto do Abacaxi, Alto do Cruzeiro, Cosme de Farias, parte do Dois Leões, Luis Anselmo, Matatu, Pitangueiras, Santa Rita, Santo Agostinho, Vila Laura, Cidade Nova, Baixa de Quintas, parte do Pau Miúdo e Bandeirantes (14ª Zona).

Presidente da 11ª Zonal, Gesiel Lino avaliou como satisfatória a ideia de se aproximar dos bairros. “É um diálogo que vai nos fortalecer. Nós, moradores, junto ao PT, vamos debater, conversar e definir os caminhos”. Por sua vez, o presidente da 14ª Zonal, Edinelson Santos Sena solicitou que Denice implante um governo de inclusão. “Temos uma cidade governada por ricos, por isso, os bairros periféricos ficam abandonados. Espero um governo que inclua os negros, todos e todas”.

Em uma de suas falas, Denice recordou a infância, adolescência e vivência nas regiões periféricas, localidades em que, segundo ela, foi possível aprender “sobre pobreza, mas também sobre riqueza. “Riqueza, porque é lugar de gente de bem, vivíamos ao lado de pessoas maravilhosas”, lembrou.

LEIA TAMBÉM:

Compartilhe agora: