Início Água 90% das áreas afetadas estão com o fornecimento de água regular após...

90% das áreas afetadas estão com o fornecimento de água regular após interrupção para troca de válvula

Foto: Divulgação/Embasa

A rede distribuidora já está fornecendo água para todas as áreas afetadas de Salvador e dos municípios de Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, São Francisco do Conde e Madre de Deus. O anúncio foi realizado no inicio da tarde dessa quinta-feira (16).

Existem exceções, já que algumas localidades são mais elevadas e distantes dos reservatório da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A regularização completa em todas as áreas afetadas se dará até o final da noite de hoje.

Relembre a situação

No início da semana, o fornecimento de água foi interrompido em Salvador e RMS. A medida foi necessária para realização de uma obra de ampliação na rede de abastecimento da empresa. O investimento foi em torno de R$ 106 milhões, contendo uma estrutura que interliga um trecho de 4 KM da adutora no sistema integrado de abastecimento.

A Embasa informou ainda que a interrupção não causaria grande impactos no acesso à agua nos imóveis que contam com reservatório que satisfaça necessidade diária de consumo. Com a nova estrutura, se houver vazamento em um das tubulações, não haverá necessidade de suspender o fornecimento de água para conserto.

No entanto, devido a um defeito de fabricação na válvula em um dos pontos de interligação do trecho duplicado da adutora principal do sistema integrado, que já estava em processo gradativo de retomada, teve que ser interrompido novamente na terça-feira (14), para troca de equipamento.

Escolas afetadas

Essa situação acabou afetando diversas escolas da Rede Municipal de Ensino da capital baiana que tiveram que ter suas aulas suspensas. A Secretaria Municipal de Educação, informou nesta quarta-feira (15), que 109 escolas estavam com o funcionamento interrompidos devido a falta de água, prejudicando cerca 30 mil alunos.

Compartilhe agora: