Início Entretenimento

Barlavento é um termo utilizado na navegação, “o lado de onde sopra o vento”,com um nome diferente dos usuais para uma Banda de Samba, com mais de 12 anos de estrada no novo formato.

Os músicos Davizinho de Mutá e Hamilton Reis são os fundadores do grupo musical. Após o término do grupo Barravento, que durou aproximadamente 15 anos, o grupo Barlavento tem como proposta principal divulgar e preservar o autêntico samba de roda baiano. As canções retratam a vida dos pescadores, das pessoas simples que moram à beira mar, homenageiam o candomblé e resgatam o samba tradicional.

A expressão maior do BarLavento é o seu samba-de-roda característico, mostrando a forte e vibrante música de raiz que predomina no Recôncavo baiano. O grupo toca e compõe um samba animado. As letras genuínas tratam da alegria de uma roda de samba, de comidas típicas da região, como o famoso “Vatapá da Veia” ou descrevem cenários à beira mar que contam histórias do cotidiano em uma vila de pescadores. Para transmitir toda a riqueza cultural da região, o grupo se aventura em bem-sucedidas composições utilizando outros importantes ritmos nordestinos.

Esta iniciativa de criar músicas do Recôncavo na capital baiana confere ao grupo influências urbanas e um maior leque para explorar os diversos estilos regionais, daí a singular interpretação das músicas ser outra forte marca do Barlavento. Dessa forma é que o ritmo de forró puxado, gêmeo musical do hi-life do Gana (como referido no filme Viva São João (2002) de Andrucha Waddington), surge nas interpretações do Barlavento como “Sebastiana”, do paraibano Jackson do Pandeiro, e “Bacutino”, de Volta Seca, companheiro de Lampião. Surpreendentemente casado com o samba-de-roda, este forró se torna uma rica combinação dançante dessas duas correntes musicais.

Integrantes da BarLavento:

Hamilton Reis(voz e violão), Davizinho de Mutá(cantor e compositor), Menino Henrique e Jorge de Dudu percussão e voz..

A Banda se apresenta neste domingo(18), na festa de aniversário do Radialista Jota Zô, no Hotel Pelourinho – Centro Histórico de Salvador, a partir das 11 horas.
“Temos 30 anos de estrada e será um prazer participar deste evento, uma oportunidade para divulgar e fortalecer o Samba de Roda” afirma Reis.

Compartilhe agora: