Início MOBILIDADE Elevador Lacerda apresenta falha em cabines, equipamento funciona parcialmente nesta segunda-feira

Elevador Lacerda apresenta falha em cabines, equipamento funciona parcialmente nesta segunda-feira

Foto: Reprodução

Uma das cabines do Elevador Lacerda, apresentou problema e teve seu funcionamento suspenso na manhã desta segunda-feira (20), o equipamento é um ponto turístico e meio de transporte entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, em Salvador. A situação causa filas no acesso ao equipamento, no bairro do Comércio.

Usuários reclamam da demora para o embarque, por causa do imprevisto. O tempo de espera pode chegar aos 20 minutos. O elevador conta com quatro cabines, mas somente duas fazem transporte de passageiros. Com apenas uma delas em funcionamento, moradores e turistas se queixam das longas filas formadas nos dois sentidos do Comércio.

Equipes técnicas foram acionadas e estão no local, contudo, ainda há previsão de quando os trabalhos serão finalizados, de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), responsável pelo ascensor.

Para evitar aglomeração e longa espera, a recomendação da Semob é que passageiros utilizem o Plano Inclinado Gonçalves, que fica próximo ao equipamento.

O equipamento completou 148 anos de funcionamento em dezembro de 2021, e já chegou a transportar 33.850 pessoas em um único dia – recorde registrado em janeiro de 2019. Desde 2006, é patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Elevador foi inaugurado em dezembro de 1873 e se chamava Elevador Hidráulico da Conceição. Só em 1896 o equipamento foi ‘batizado’ de Elevador Lacerda, em homenagem ao seu idealizador, o engenheiro engenheiro Antônio de Lacerda.

O equipamento teve o serviço temporariamente suspenso para manutenção, no dia 10 de fevereiro. Na ocasião, a Semob informou que a manutenção precisou ser feita depois que houve um defeito nas cabines.

Compartilhe agora:
Artigo anteriorDecoração transforma Pelourinho em um grande ‘arraiá’ para o São João da Bahia 2022
Próximo artigoCerca de 165 concursos públicos com inscrições abertas reúnem quase 16 mil vagas no país; veja lista