Início Animais Prefeitura e Bahia Pesca entregam alevinos para agricultores de Itanagra

Prefeitura e Bahia Pesca entregam alevinos para agricultores de Itanagra

Foto: divulgação

Pequenos produtores rurais de Itanagra receberam, nesta quinta-feira (13), 21 mil alevinos (peixes recém-saídos do ovo) Tambaquis para a agricultura familiar. A doação é resultado da parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com a Associação Comunitária dos Moradores da Vila São José do Avena, e a Bahia Pesca. A ação beneficiou cerca de 50 famílias locais.
 
“Esse é mais um fruto do trabalho de valorização e fortalecimento da agricultura familiar da nossa cidade. Continuaremos trabalhando para sermos referência agrícola na Bahia e proporcionar melhores condições de sustento às famílias de agricultores, impulsionando a geração de renda na nossa cidade e região”, pontuou o prefeito Marcus Sarmento (PP).

Foto: divulgação


 
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Maurício Carnevali, afirmou “que antes de entregarmos os alevinos, mostramos ao agricultor como cuidar e fazer a produção do peixe, pois não é só inserir no tanque. É preciso saber o dimensionamento do tanque, quantos peixes por metros cúbicos no tanque pode colocar e os cuidados que deve ter com a água. Com isso, fechamos uma parceria com o FAEB/Senar, que deu dois cursos aos piscicultores. E a Prefeitura estabeleceu uma parceria com a Bahia Pesca e uma associação local. Os 21 mil alevinos foram distribuídos com o intuito dos agricultores aumentarem a renda, a produtividade, com mais uma fonte de ganho”, disse.
 
De acordo com a Bahia Pesca, estão habilitados para receber a doação de alevinos as organizações sociais coletivas, como cooperativas, associações, sindicatos e prefeituras. Segundo estudos realizados pela Bahia Pesca, a espécie de peixe escolhida para doação possui mais viabilidade econômica e é ideal para as condições climáticas do município.
 
Demais ações na agricultura
 
Maurício Carnevali afirma que o prefeito Marcus Sarmento assumiu um compromisso muito grande com a zona rural de Itanagra. “Era um local esquecido pelas demais gestões. Os produtores estavam desmotivados, não tinham nenhum tipo de incentivo e apoio. Em 2021, a prefeitura conseguiu arar 550 tarefas de terra com um único trator. Distribuímos mais de 485 toneladas de condicionador de solo. Isso é algo inédito”, disse.
 
Segundo o secretário, além disso, foram distribuídas sementes de milho, de feijão, abóbora e melancia.
 
“Demos assistência técnica, fizemos palestras ‘Solo é vida’, mostrando a importância do solo. Atendemos mais de 740 famílias no primeiro ano de gestão”, informou.

Leia também:


 

Compartilhe agora:
Artigo anteriorNovo Decreto possibilita empréstimo para distribuidoras de energia, o que deve aumentar a conta do consumidor
Próximo artigoConfira orientações para vacinação de crianças contra Covid-19 são apresentadas na CIB