Início Bahia Setores de serviços e turismo voltam apresentar índices positivos no estado

Setores de serviços e turismo voltam apresentar índices positivos no estado

O setores de serviços e turismo voltam a apresentar evolução nos últimos meses - Fotos: Reprodução

Com a retomada de diversos setores no estado após a diminuição dos índices epidemiológicos da Covid-19, o setor de serviços voltou a crescer e apresentar evolução nos últimos meses. Além disso, o setor de turismo também voltaram a crescer e apresentaram maior alta do Brasil.

Segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em agosto, o volume do setor de serviços da Bahia avançou 1,7% em comparação com mês anterior, mostrando o primeiro resultado positivo após dois meses de queda. Esses dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

O desempenho verificado no país é o sexto melhor resultado entre as unidades da Federação. Com esse cálculo positivo, os serviços baianos voltaram a ficar em uma patamar superior registrado antes da pandemia. Em agosto, o volume de serviços prestado ficou 1,6%, acima de fevereiro de 2020.

Além do crescimento frente a julho -2021, na comparação com agosto de 2020, os serviços baianos seguiram com um aumento importante (26,8%). Sendo o quinto resultado positivo nessa comparação com o mês anterior e o quarto maior avanço para o setor em toda a série histórica da PSM.

Assim, no acumulado de janeiro e agosto de 2021, frente ao mesmo período de 2020, os serviços baianos cresceram 11,6%, sustentando um resultado positivo e acelerando em relação ao crescimento acumulado até julho (de 9,5%). Com isso, a taxa passou a ser quando idêntica à do país como um todo (11,5%).

Turismo

Em relação ao turismo, no mês de agosto, as atividades ligadas a atividade seguiram crescendo (1,4%) no estado, frente ao mês anterior – com ajuste sazonal. Foi a quarta alta consecutiva para o indicador.

Nessa comparação, apesar do crescimento, o resultado baiano ficou abaixo do registrado no país como um todo (4,6%), tendo apenas o 8% melhor índice entre os 12 estados onde agregado de turismo é pesquisado separadamente.

No entanto, de janeiro a agosto de 2021, os serviços ligado ao turismo na Bahia, apresentaram maior crescimento do país (42,9%). Em um resultado bem superior ao do país como um todo (17,7%).

Além disso, no acumulado nos 12 meses encerrados em agostos, os serviços voltaram apresentar crescimento, sendo o 2ª melhor resultado do país, inferior apenas em relação ao estado de Goiás.

Compartilhe agora:
Artigo anteriorMais de 260 mil soteropolitanos apresentam atraso no esquema de vacinação
Próximo artigoSTJ autoriza retorno do ex-secretário Maurício Barbosa ao cargo de delegado da PF