Início Brasil Brasil estreia em 5 modalidades na noite desta terça na Paralimpíada

Brasil estreia em 5 modalidades na noite desta terça na Paralimpíada

Brasil estreia em 5 modalidades na noite desta terça-feira - Foto: Saulo Cruz

A noite desta terça-feira (24) marca o início das competições de várias modalidades dos Jogos Paralímpicos de Tóquio (Japão). Os brasileiros estreiam a partir das 21h (horário de Brasília) no tênis de mesa, no goalball e na esgrima em cadeira de rodas. 

Na natação, as provas com brasileiros começam às 21h35, e entre as estreias está a do multicampeão paralímpico Daniel Dias. E tem também Brasil no ciclismo de pista a partir das 23h17. 

Tênis de mesa

É grande a expectativa por pódio brasileiro no tênis de mesa, após a participação histórica na Rio 2016, quando o país conquistou prata e três bronzes. Às 21h serão duas mesatenistas do país estreando no Ginásio Metropolitano de Tóquio.

Pela segunda vez em Paralimpíadas, a catarinense Danielle Rauen, de 24 anos, terá pela frente a húngara Alexa Szvitacal, em partida válida pelo Grupo A, na classe 9 (sem cadeira de rodas).

Danille é bicampeã nos Jogos Parapan-Americanos: Lima (2019) e Toronto (2015). Pelo Grupo B, também na classe 9, a paulista Jennyfer Parinos – bronze por equipes na Rio 2016 – duela com a australiana Na Li Lei. 

Tênis de mesa paralímpicos – Foto: Ale Cabral

Às 21h40, tem duelo masculino da classe 3 (mesatenistas cadeirantes), pelo grupo E: o cearense David Andrade de Freitas, 43 anos, encara o francês Alexander Oehgren. No mesmo horário, na simples feminina da classe 3, a estreante mineira Marliane Amaral Santos, de 30 anos, encara a sul-coreana Jiyu Yoon. 

O  último mesatenista brasileiro a estrear será Luiz Filipe Guarnieri Manara, às 23h40, contra o chinês Chao Qun Ye, na classe 8 (sem cadeira de rodas). 

Goalball

Bicampeã mundial e medalhista paralímpica – prata (Londres 2012) e bronze (Rio 2016) – a seleção brasileira masculina enfrenta a Lituânia, atual campeã paralímpica, na estreia às 21h, no Makuhari Messe Hall, na capital japonesa. Brasil e Lituânia estão no Grupo A, junto com  Estados Unidos, Argélia e Japão. 

Esgrima

O gaúcho Vanderson Luís Chaves, de 27 anos, inicia esta noite sua terceira participação em Jogos Paralímpicos. O duelo de estreia será contra o húngaro Istvan Tarjanyi, no sabre individual, na categoria B (atletas com pouco equilíbrio e reduzida mobilidade no tronco).

A esgrimista Monica Santos estreia esta noite na segunda Paralímpiada – Foto: Ale Cabral

No sabre feminino, Monica Santos estreia às 22h30, contra a japonesa Chisato Abe, na classe B. A atleta, que estreou na Rio 2016, tem no currículo o feito de ter sido a primeira brasileira a ser campeã em um torneio internacional, com ouro no florete e bronze na espada no Regional das Américas de 2015, em Montreal (Canadá). 

Natação

As primeiras baterias da natação ocorrerão a partir das 21h35, com a prova dos 10 metros costas masculino, com o brasileiro Gabriel Geraldo dos Santos Araújo, na classe S2 (as classes vão de S1 a S11; quanto menor o número, maior o comprometimento físico-motor).  

  • Às 21h59, Gabriel Bandeira disputa a classificatória nos 100m borboleta masculino (S14).
  • Às 22h12,  tem classificatória de Eric Tobeira nos  50m peito masculino (SB3).
  • A primeira eliminatória com brasileiros será às 22h21, nos 50m livre feminino com Laila Suzigan (S6).  
  • Às 22h33, Mariana Ribeiro (S10) disputa a eliminatória dos 50m livre feminino 

Ciclismo Pista

A potiguar Ana Raquel Lima, de 30 anos, disputa a partir das 23h17 a qualificação na prova dos 3000m feminino, na classe C5 (menor grau de deficiência físico-motora; atletas competem em bicicletas convencionais).  Ana Raquel participou da Rio 2016 como atleta do triatlo, e no ano seguinte abraçou o paraciclismo.

Fonte: Agência Brasil
Compartilhe agora:
Artigo anteriorSabá comemora descentralização da vacinação em Salvador, com inclusão das Prefeituras-Bairro
Próximo artigoHomem é executado no bairro de Nova Brasília de Valéria; crime está sendo investigado