Foto: Reprodução

Os cidadãos baianos já podem usar o SAC Digital para solicitar primeira via do título de eleitor, justificar ausência a eleições e realizar alistamento militar on-line.

As facilidades oferecidas pela Justiça Eleitoral acabam de ser incorporadas à cartela de serviços da plataforma eletrônica do governo estadual, que pode ser acessada pelo site e aplicativo SAC Digital, disponível nas lojas de app para celulares Android e iOS. 

Para ter acesso às facilidades via SAC Digital, basta o usuário digitar o nome do serviço desejado no campo de busca do site ou do aplicativo que o sistema irá redirecioná-lo. No caso da 1a via do Título de Eleitor, além de informar ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral seus dados pessoais.

A justificativa para ausência às eleições, por sua vez, deve ser realizada num prazo de até 60 dias após a votação, mediante preenchimento de formulário eletrônico. O sistema do Tribunal Superior Eleitoral permite ainda que o cidadão acompanhe o processo, consultando virtualmente o requerimento da justificativa.  

Lançada em 2018, a plataforma SAC Digital contabiliza 3,5 milhões de cidadãos cadastrados e aproximadamente 6 milhões de serviços executados desde sua implantação. Atualmente, a ferramenta disponibiliza aos cidadãos mais de 370 opções de serviços de agendamento e 48 digitalizados, ou seja, que não geram a necessidade do usuário se deslocar até um órgão para conseguir atendimento. 

Compartilhe agora:
Artigo anteriorPrefeitura libera eventos com até 200 pessoas em Salvador; confira
Próximo artigoSuspeito de homicídio foragido desde 2017 é preso em Muriaé