Início coronavírus Pessoas com idade a partir de 50 anos são incluídas em mutirão...

Pessoas com idade a partir de 50 anos são incluídas em mutirão de vacinação contra Covid-19 neste sábado em Salvador

Foto: Jean Victor/Reprodução

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai realizar mais um mutirão de idade para vacinação contra a Covid-19, neste sábado (12), em Salvador. A informação foi divulgada ontem (sexta-feira, 11), e segundo a SMS, a imunização dos demais públicos será suspensa no sábado.

De acordo com a prefeitura, a estratégia de vacinação contra a Covid-19 em Salvador vai alcançar a população com faixa etária a partir de 50 anos.

O mutirão vai acontecer das 8h às 12h, para imunizar cidadãos de 51 anos ou mais nascidos até 12 de junho de 1970.
À tarde, das 13h às 16h, poderão ser vacinadas as pessoas com idade igual ou superior a 50 anos nascidos até 12 de janeiro de 1971.


Quem tem a 2ª dose marcada para sábado (12) e domingo (13) , no entanto, poderá se dirigir a um dos pontos definidos especificamente para esta aplicação.

Os pontos de aplicação da segunda dose da Coronavac e Oxford funcionarão através de demanda aberta neste sábado (12) no período da manhã, das 8h às 13h. A pessoa que estiver com a data de retorno no cartão de vacina vencida ou a vencer até o dia 13 de junho pode se dirigir aos locais de imunização.

PONTOS DE VACINAÇÃO – 1ª DOSE: 8H ÀS 16H

Drive: Centro de Convenções, 5º Centro de Saúde, FBDC Brotas, Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Parque de Exposições, Arena Fonte Nova, FBDC Cabula, Faculdade Universo (Avenida ACM), Shopping Bela Vista, Universidade Católica (Pituaçu), PAF Ondina e Vila Militar (Dedezeiros).
Pontos fixos: USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vila Nova de Pituaçu, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Curralinho, 5º Centro de Saúde, USF Vista Alegre, Universidade Católica (Pituaçu), USF Cajazeiras X, FBDC Brotas, USF Plataforma, USF Colinas de Periperi, USF Eduardo Mamede (Mussurunga), Parque de Exposições, USF Vale do Matatu, USF Federação, USF Teotônio Vilela II (Nova Brasília de Valéria), USf Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Pirajá, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Resgate, USF Cajazeiras V e Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros).


PONTOS DE VACINAÇÃO – 2ª DOSE OXFORD E CORONAVAC: 8H ÀS 13H

Drive: Barradão
Pontos fixos: Barradão e UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras).
De acordo com a prefeitura, com a chegada de 90 mil doses da vacina da Janssen em Salvador, a partir da segunda-feira (14), o processo de imunização para prevenção da Covid-19 na cidade avançará para novos públicos.

Durante a inauguração de mais uma unidade da Casa Soma, espaço de recolhimento de resíduos recicláveis, em Stella Mares, nesta sexta-feira (11), o prefeito Bruno Reis anunciou que a remessa permitirá alcançar cerca de seis mil pessoas que estão em situação de rua. As aplicações restantes serão usadas para dar continuidade à vacinação por idade.

“Iniciada a vacinação da população de rua, a expectativa é concluir todo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO) até a quarta-feira (16). Iremos chegar ao final do mês com mais de 50% do público-alvo, acima de 18 anos, com a primeira dose aplicada no braço”, afirmou o prefeito.

Bruno Reis também acrescentou que Salvador cumpriu todas as determinações do Ministério da Saúde, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e de medidas judiciais.

Balanço
O prefeito de Salvador também traçou um balanço da imunização na capital baiana e da atual situação epidemiológica. Na quinta-feira (10) Salvador bateu recorde de 22 mil cidadãos vacinados em único dia, nos diversos pontos fixos e drive-thrus montados para a estratégia.

“Fechamos com 43% da população-alvo vacinada. Mais de 880 mil pessoas já receberam a primeira dose. Muitos falam de uma possível terceira onda em julho, o que me traz muita preocupação. Mas confio que o processo de vacinação possa impedir isso”, destacou Bruno Reis.

O gestor afirmou ainda que, a partir da próxima semana, a campanha de imunização contra o coronavírus terá à disposição mais 250 vacinadores que serão contratados para reforçar as equipes de saúde.

Além destes, outros 50 profissionais serão integrados à estratégia por meio do convênio com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

Cenário em Salvador
Salvador amanheceu com 83% de ocupação de leitos de UTI, segundo a prefeitura, que considera o índice estável. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), nove adultos e duas crianças aguardavam transferência para vagas de terapia intensiva.

“É um número que nossa estrutura de saúde tem condições de fazer a regulação em menos de 24h. A prioridade da nossa gestão sempre foi salvar vidas. Chegamos até aqui sem que ocorresse um colapso e esperamos passar por essa guerra sem que isso ocorra”, frisou Bruno Reis.

Para conter o avanço da pandemia, a prefeitura vai prorrogar por mais sete dias, ou seja, a partir de terça-feira (15) até dia 21, todas as medidas restritivas e de proteção à vida que estão em vigor em Salvador.

“Diante do acúmulo de eventos este mês (Corpus Christi, Dia dos Namorados, São João), além do Dois de Julho, precisamos manter as coisas como estão”, comunicou o prefeito.

Compartilhe agora:
Artigo anterior39ª Companhia da PM lança campanha São João Sem Fome
Próximo artigoMorre Marcos Maciel, ex-vice-presidente da República aos 80 anos