Início Energia Programa promove coletas e tratamentos de lâmpadas na Bahia

Programa promove coletas e tratamentos de lâmpadas na Bahia

Imagem divulgação

A ação ocorre de forma gratuita, e visa combater a poluição ambiental e evitar riscos à saúde. A coleta desses materiais tem aumentado durante a pandemia.

Cerca de 24.680 lâmpadas fluorescentes já foram descartadas corretamente para reciclagem entre janeiro e abril de 2021, na Bahia. A ação ocorre através do programa Reciclus, que busca abranger toda a sociedade em um amplo movimento elaborado de coleta de lâmpadas ao final de sua vida útil para produzir a destinação final ambientalmente apropriada. Isso assegura que os materiais não estão sendo descartados em locais errados, vindo a prejudicar o meio ambiente. Há 10 anos atuando com retorno sustentável e 4 anos trabalhando com logística reversa de lâmpadas no estado, a empresa Cicloteo é responsável por realizar a coleta de resíduos nocivos para o meio ambiente e efetuar o tratamento.  A iniciativa ocorre de forma gratuita para os baianos através de coletores em pontos comerciais para o descarte desse material.  São recolhidos diversos tipos de lâmpadas como fluorescente, Led, mista, HD, multi-vapor metálico, vapor de sódio, luz mista e vapor de mercúrio.

De acordo com o responsável técnico ambiental da Cicloteo, Oseias Teodoro, o descarte irregular das lâmpadas pode ser extremamente prejudicial ao meio ambiente e à saúde. Ambientalistas atestam que, a quantidade de mercúrio presente somente em uma lâmpada fluorescente contamina cerca de 20 mil litros de água e por meio da ingestão desse líquido infectado e de alimentos absorvido irrigados com ela, pode chegar ao organismo trazendo problemas nos pulmões, rins, fígado e todo o sistema nervoso central. “A contaminação com metais pesados do solo, água, fauna e consequentemente a saúde humana, são os principais prejuízos dos descartes e destinação irregular desse material. Além do impacto ocasionado ao meio ambiente com retiradas de matérias-primas, que poderiam ser minimizadas com a inserção na indústria dos insumos gerados no processo de reciclagem”, alerta Oséias.

Imagem divulgação

Na Bahia existem 83 pontos de coletas espalhados no estado. Após as coletas, as lâmpadas são tratadas e os componentes reciclados. O reaproveitamento ocorre com os insumos gerados no processo, que são inseridos na indústria como matéria prima. “O processo ocorre com a inserção das lâmpadas no maquinário, onde é realizada a quebra e sopro dos componentes, posteriormente ocorre a separação por peneiramento de acordo com a granulometria, sendo o pó de fósforo contendo mercúrio tratado e o mercúrio retido nos filtros”, explica Oseias sobre o processo de separação dos componentes.

Além da coleta gratuita para a população, a recicladora já atendeu grandes empresas na Bahia e Sergipe como Ford, Cetrel, Nestlé e Bridgestone e GRI.

Descarte correto na pandemia

Segundo Oseias uma boa notícia é que mesmo nesse momento pandêmico o número de coletas tem aumentado e as pessoas têm se empenhado em contribuir para combater a poluição ambiental. Houve um crescimento de 85% no recolhimento desses materiais recicláveis.

 Ele destaca a importância do descarte desse material ser realizado com mais atenção pela população durante a pandemia.

“Com o cenário pandêmico as pessoas tendem a ficar mais em casa, o que consequentemente irá gerar mais resíduos, lâmpadas, entre outros materiais. Desta forma é necessário que se dê o destino correto para cada resíduo de acordo com sua característica química e/ou biológica. A gestão correta dos resíduos é essencial para evitar patologias e até mesmo pandemias”, informa Oséias.

Em 2021 o programa de coleta se estendeu também para Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e ecopontos. A Cicloteo também promove ações itinerantes em pontos estratégicos nas cidades baianas e de Sergipe.

Confira alguns pontos de coletas gratuitos de lâmpadas em Salvador:

Assaí Atacadista Pau da Lima/Paripe/Uruguai

Extra Paralela/Rótula/Vasco da Gama

Atacadão Barros Reis/Cajazeiras

Tend Tudo 7 Portas/Pituba

Mercantil Calçada

Ferreira Costa

G Barbosa Costa Azul

Light Center Rio Vermelho

Elétrica Capital Djalma Dutra

Big Bompreço Iguatemi

Big Bompreço Salvador Norte

Confira alguns pontos de coletas gratuitos de lâmpadas em Lauro de Freitas:

Atacadão Portão

G Barbosa

Tend Tudo

Mercantil

Compartilhe agora:
Artigo anteriorOrganizações produtivas da agricultura familiar participam de oficina sobre marketing digital
Próximo artigoGoverno da Bahia envia à Assembleia Legislativa proposta de ajustes no texto da Reforma da Previdência