Início Destaques Joe Biden é eleito o novo presidente dos Estados Unidos

Joe Biden é eleito o novo presidente dos Estados Unidos

O resultado foi dado pelos veículos de imprensa dos EUA por volta das 13h25 (horário de Brasília) deste sábado (7)

(Drew Angerer/Getty Images)

 O democrata Joe Biden chegou aos 270 delegados, número necessário para ser eleito o 46º presidente dos Estados Unidos. Com a apuração ainda em andamento, no momento da confirmação, o republicano Donald Trump tinha 214 delegados, sem chances de alcançar seu adversário.

O resultado foi dado pelos veículos de imprensa dos EUA por volta das 13h25 (horário de Brasília) deste sábado (7).

Quem é Joe Biden

Formado em Direito, Joe Biden tem uma longa carreira política, com sete vitórias seguidas em eleições para o Senado. Sua história, porém, começou “sem querer” após conseguir um emprego em um escritório de um político democrata, que o incentivou a se filiar ao partido.

Ele ganhou uma vaga no equivalente à Assembleia Legislativa do estado de Delaware já em sua primeira tentativa. Com pouca experiência e discurso de mudança, Biden deu um passo ousado dois anos depois, ao buscar uma vaga no Senado norte-americano desafiando o republicano que ocupava o cargo e tinha o apoio explícito do presidente Richard Nixon.

Isto foi em 1972 e até 2008 ele se manteve como senador, quando abriu mão de seu mandato para ser vice-presidente dos Estados Unidos durante o governo de Barack Obama.

Joe Biden e Barack Obama

Após um início fraco nas primárias democratas para a eleição de 2020, Biden consolidou seu nome entre o eleitorado negro e do centro, superando o ultraprogressista Bernie Sanders. Agora, ao lado da candidata à vice Kamala Harris, consegue sua vitória para ser presidente.

Compartilhe agora:
Artigo anteriorMajor Denice afirma que visita ao ex-presidente Lula funcionou como combustível para última semana de campanha
Próximo artigo“Destaque da Câmara de Salvador no protagonismo das pautas da cidade aumenta procura por cadeiras na Casa em 36%”, diz Geraldo Júnior